Template por

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Olímpiadas de Física 2009



Até onde nós alunos sabemos, é a primeira vez que a Heloísa Mourão Marques participa de tal evento. Sempre tivemos as Olimpiadas de Matemática, mas 2009 foi o ano de estreia das Olímpiadas de Física em nossa escola. Conforme nosso professor na matéria, Valdir, apenas os alunos de 2º ano farão a prova, que ocorrerá no sábado, 29 de agosto de 2009 (amanhã), das 8h as 10h. Cada aluno que fizer a prova, receberá de brinde 1,0 ponto extra na matéria de Física. Já é de grande ajuda. Boa sorte a todos e até amanhã!

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Um professor "diferente"...



Para quem reclamava ano passado do professor de matemática Afonso, esse ano recebeu Francisco Ivo para que calassem suas bocas. Com um jeitinho pra lá de estranho, esse professor tem nos feito "pirar" nas segundas, quartas e quintas, durante dois torturosos horários. Ele simplesmente quer que nós adivinhemos os segredos da matemática. Se o aluno for ativo e ficar a aula toda no pé dele tirando dúvidas, talvez aprenda alguma coisa, mas se for um daqueles que fica sentado esperando que o professor ensine a todos os alunos igualmente, é bem melhor realmente esperar sentado. Mas, como nada podemos fazer, continuemos a pirar nas aulas, alguma coisa nós temos que aprender daqui para o fim do ano. Boa sorte para nós!

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Olimpíadas de Matemática

Hoje, fizemos a prova da 5ª Olimpiada de Matemática, em sua primeira fase, foi dolorido para nós adolescentes ficarmos 2 horas e meia sentados, com a prova na mão resolvida e olhando para o teto, esperando chegar a hora da saida. Para mim foi um tormento, mas todos sabemos que é necessário. Vejamos agora quem serão os selecionados para a fase 2 de 2009. Boa sorte a todos!

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

"Apocalipto"



É esse filme que estamos assistindo em nossas aulas de história. Trata muito da Antropofagia ou Canibalismo que essas civilizações antigas cometiam. Para quem gosta de sangue e mortes, é recomendável. Na sexta feira faremos um trabalho sobre esse filme. Fiquem de olho!

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Blog desatualizado por falta de internet



Bom, é isso ai, como eu sou a única que atualiza esse negócio, gostaria de lhes informar que ele só não está sendo melhor atualizado porque eu estou sem internet. Na lan house meu tempo não permite. Mas quando voltar, pode ter certeza que as novidades aqui serão postadas. E você nem imagina quantas novidades vem por ai.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

¿Hablas Español?


Hoy en nuestra clase de español, la maestra Vanessa Manasfi nos dio la tarea de hacer una redacion sobre el mejor regalo de nuestras vidas, con introducción, desarrollo y conclusión. Empezamos con la lluvia de ideas, que le hace más fácil para comenzar el texto. El texto debe ser entregado en martes, sin falta.
Hasta la próxima!

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Mas porque hoje é feriado?




Prefiro acreditar que não existem pessoas que façam essa pergunta. Mas por via das dúvidas, eis ai o porque de hoje ser feriado em nosso estado.


REVOLUÇÃO ACRIANA
Revolução Acreana é o termo pelo qual se conhece, no Acre, o processo político-social que levou à incorporação do território desse estado ao Brasil. O período começa em julho de 1899, quando o território é proclamado estado independente, sob Luis Gálvez Rodríguez de Arias, e termina em 1903, depois que os brasileiros residentes no local vencem a disputa pela força das armas, comandados por José Plácido de Castro. A Revolução Acriana chegou ao fim com a assinatura do Tratado de Petrópolis, em 1903, pelo qual a Bolívia cedeu o território ao Brasil (e o Peru aceitou a divisão de fronteiras) em troca de 2.000.000 Libras esterlinas e da construção da ferrovia Madeira-Mamoré (apelidada "Mad Maria").
A chamada "Revolução Acreana" ocorreu no âmbito da disputa pela posse do território entre três países vizinhos: Brasil,
Bolívia e Peru. Entre 1899 e 1903, o território do atual Acre (em disputa entre Bolívia, Peru e Brasil) foi proclamado autônomo por três vezes como Estado Independente do Acre, embora a independência só tenha sido reconhecida pelo lado brasileiro.
O tema serviu de inspiração a uma
minissérie da TV Globo, escrita por Glória Perez, exibida no início de 2007.

Histórico
Revolução Acreana

Pressionados pelo advogado José Carvalho, os bolivianos foram forçados a abandonar a região. Para evitar a sua volta, o governador do Amazonas Ramalho Júnior organizou o ingresso no Acre de uma unidade de aventureiros comandadas pelo espanhol Luis Gálvez Rodríguez de Arias. Gálvez partiu de Manaus em 4 de junho de 1899 e chegou à localidade boliviana de Puerto Alonso, a qual teve seu nome mudado para Porto Acre, onde proclamou a República do Acre em 14 de julho de 1899. Apesar disso o governo brasileiro, com base no tratado internacional de Ayacucho assinado em 1867, considerava o Acre como território boliviano e enviou tropas que dissolveram a República do Acre em 15 de março de 1900.
Um motivo complementar para o interesse de Ramalho Júnior na ocupação do Acre foi o fato de Galvez ter descoberto a existência de um acordo diplomático entre a Bolívia e os
Estados Unidos estabelecendo que haveria apoio militar norte-americano à Bolívia em caso de guerra com o Brasil.
Nessa época a Bolívia organizou uma pequena missão militar para ocupar a região. Ao chegar em Porto Acre ela foi impedida pelos seringueiros brasileiros de continuar o seu deslocamento. Os brasileiros receberam apoio do governador do Amazonas,
Silvério Néri, que enviou uma nova expedição, a Expedição dos Poetas, sob o comando do jornalista Orlando Correa Lópes, que proclamou a Segunda República do Acre em novembro de 1900, tendo Rodrigo de Carvalho assumido o cargo de presidente. Um mês depois, em 24 de dezembro de 1900, os brasileiros foram derrotados pelos militares bolivianos e esta segunda república também foi dissolvida.
Apesar dos dois países negarem o acordo com os Estados Unidos citado anteriormente, em
1901 a Bolívia assinou um contrato de arrendamento do Acre com um sindicato de capitalistas norte-americanos e ingleses. Pelo contrato, o grupo, chamado de Bolivian Syndicate, assumiria total controle sobre a região, inclusive militar. Nessa ocasião governava a Bolívia o general José Manuel Pando.
Em
6 de agosto de 1902 um militar gaúcho chamado José Plácido de Castro foi enviado ao Acre pelo governador Silvério Néri e iniciou a então denominada Revolução Acriana. Os rebeldes imediatamente tomaram toda a região, exceto Porto Acre que somente se rendeu em 24 de janeiro de 1903. Três dias depois, 27 de janeiro, foi proclamada a Terceira República do Acre, agora com o apoio do presidente Rodrigues Alves e do seu Ministro do Exterior, o Barão do Rio Branco, que ordenou a ocupação do Acre e estabeleceu um governo militar sob o comando do general Olímpio da Silveira.
Na Bolívia, o general Pando enviou tropas para combater os invasores brasileiros. Entretanto, antes que acontecesse algum combate significativo, em conseqüência do excelente trabalho da diplomacia brasileira comandada pelo
Barão do Rio Branco, os governos do Brasil e da Bolívia assinaram em 21 de março de 1903 um tratado preliminar, ratificado pelo Tratado de Petrópolis em 17 de novembro de 1903.
Pelo
Tratado de Petrópolis, a Bolívia abria mão de todo o Acre em troca de territórios brasileiros do Estado de Mato Grosso mais a importância de 2 milhões de libras esterlinas e a construção da ferrovia Madeira-Mamoré, ligando os rios Mamoré (em Guajará-Mirim-RO, na fronteira Brasil-Bolívia) e o Madeira (afluente do rio Amazonas, que corta a cidade de Porto Velho, em Rondônia), com o objetivo de permitir o escoamento da produção regional, sobretudo de borracha. Joaquim Francisco de Assis Brasil participou ativamente das negociações com a Bolívia, tendo representado o governo brasileiro em sua assinatura.
O Tratado de Petrópolis, assinado em 1903 pelo Barão do Rio Branco e Assis Brasil, foi aprovado por lei federal de
25 de fevereiro de 1904, regulamentada por decreto presidencial de 7 de abril de 1904, incorporando o Acre como território brasileiro. Plácido de Castro, que faleceu em 11 de agosto de 1908, foi primeiro presidente do território do Rio Branco, elevado à condição de Estado do Acre em 15 de junho de 1962. Tanto Rio Branco como Assis Brasil e Plácido de Castro estão homenageados no Acre com os nomes de sua capital (Rio Branco)e de dois municípios (Assis Brasil e Plácido de Castro).
Obtido em http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Acriana

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Segundo "A" no orkut! *-*

Oii galera! Tô passando aqui só pra avisar que resolvi fazer o nosso orkut. A Camylle tinha colocado alguns dados lá, mas não levou a frente, então eu fiz.



Lá, poderemos postar nossas fotos em todos os eventos que participarmos.



Valeu galera!

Novos padrinhos!



Já que nossos queridos ex-padrinhos foram tirados de nós, a direção escolheu nossos novos padrinhos, que são eles: SEZIMÁRIA - História e IVO - Matemática. Agradecemos ao professor Aldo e a professora Deiz por tudo que fizeram por nós até agora, gostaríamos que continuassem, mas infelizmente não foi possível. Nós prometemos não decepcioná-los, e seja qual for a turma que vocês apadrinhem agora, que no caso é o 2º ano "C", sempre comemoraremos com vocês nossas vitórias, e até mesmo as derrotas! Quanto aos novos padrinhos, SEJAM BEM VINDOS AO 2º ANO "A"!

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Um passeio para os alunos


Hoje, nós alunos fomos convocados ao auditório da escola para uma "reunião". Na reunião, o coordenador de ensino Gleidson, nos alertou sobre determinadas faltas cometidas pelos alunos, explicou o porquê dos professores do primeiro semestre não poderem mais ser nossos padrinhos, e nos deu a notícia de que dia 10/08/09 teremos uma passeio no SINTEAC, um dia de lazer. Essa data é numa segunda feira, consequentemente não haverá aula. Outro detalhe é que nesse passeio estarão sendo realizadas atividades que contarão pontos para gincana, já que o Coordenador disse que TUDO que nós fizemos no primeiro semestre será passado uma "borracha". Não gostei muito dessa notícia pois creio que nossa turma já estaria com bons pontos, devido ao nosso desempenho na Feira de Conhecimento e no Arraial HMM. Mas já que é assim que a direção determinou, é assim que será né?!