Template por

quarta-feira, 11 de março de 2009

Reforma Ortográfica...Mais pra quê isso afinal?

Em 1º de Janeiro de 2009, assinada pelo atual presidente Luís Inácio Lula da Silva, entra em vigor a mais nova forma de escrever no português brasileiro. É a reforma ortográfica que está chegando aí. Há quem diga que não havia necessidade nenhuma da nossa escrita ter sido mudada, e que foi mais um "capricho" do nosso presidente, que é popularmente conhecido como "analfabeto". Se havia necessidade ou não, isso eu não posso dizer, mais que nós temos que obedecer as leis, isso sim é fato.
Haverá um período de transição até 2012 em que serão válidos as duas formas de escrever, a antiga e a nova. Aos interessados, segue ai uma lista de sites que podem ser acessados que tratam dessa nova ortografia.

  1. http://www.reformaortografica.com/
  2. http://www.livrariamelhoramentos.com.br/supercart/cgi-bin/supercart.exe/page?b=168&page=index1.htm
  3. http://www.educador.brasilescola.com/trabalho-docente/principais-alteracoes-reforma-ortografica.htm
  4. http://www.blocosonline.com.br/literatura/servic/serror00.htm

Um comentário:

  1. O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990 é um tratado internacional firmado em 1990 com o objetivo de criar uma ortografia unificada para o português, a ser usada por todos os países de língua oficial portuguesa. Foi assinado por representantes oficiais de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990. Depois de recuperar a independência, Timor-Leste aderiu ao Acordo em 2004. Portanto, nda teve haver com o presidente Lula, mas sim com Collor, Itamar e FHC, todos doutos!

    Por Falar em reforma ortográfica, "quê" com acento só se usa em três ocasiões:
    1 - após o artigo indefinido "um"... ex: eu fiquei com um quê de dúvida...
    2 - interjeição. ex: "quê! como assim!?!?"
    3 - no final de frases interrogativas

    ResponderExcluir

Oie! Comente sobre o que você achou do nosso diário de classe! Qualquer opinião, seja um elogio ou uma crítica, será muito bem vindo!
Abraços!