Template por

terça-feira, 28 de abril de 2009

Bendita seja a AMAZÔNIA!

Desde do início do ano letivo, estamos trabalhando a cerca do desmatamento na Amazônia em nossas redações. Começamos com as introduções, fizemos e refizemos, até que ficaram "prontas".
Hoje, terminamos o desenvolvimento 1, desde ontem estávamos na peleja, e hoje finalmente terminamos, mais ainda há alunos que não fizeram da forma que o prof. pediu, e talvez não alcancem os 4 pontos que estavam em jogo.
Aos que terminaram a tempo, e fizeram corretamente, meus parabéns!
Aos que não conseguiram, meu pêsames!

Até a próxima !

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Avaliação... O terror dos alunos

Hoje começamos a maratona de avaliações da disciplina de português.
Inicialmente, estamos fazendo o desenvolvimento de uma introdução dada pelo professor.
Teremos ainda a aula de amanhã para terminarmos, na quarta feira será a de leitura e literatura e na quinta a de gramática.
As notas serão dadas na próxima semana, então saberemos quem foram os "sobreviventes".

quinta-feira, 23 de abril de 2009

Fazer o que né..

Navegando pela internet, encontramos coisas que a primeiro momento parecem super engraçadas, mais depois podemos ver o quanto somos um país defasado em educação.
Nesse google encontramos cada uma hein. Brincadeira!







Fonte: google.com

Novo Enem: Exame Nacional do Ensino Médio

Como funcionará o novo sistema de seleção proposto pelo Ministério da Educação (MEC) – e que começa a ser adotado por algumas universidades federais e particulares ainda neste ano.

1. O que cairá no novo Enem?
Serão 200 questões de múltipla escolha divididas em quatro áreas do conhecimento (ciências naturais e humanas, linguagens e matemática), além de uma redação. O exame abrangerá menos assuntos do que o vestibular, mas falta o MEC dizer o que vai ficar de fora.
2. O que deve estudar alguém que vai tentar o ingresso, nos próximos meses, numa universidade que aderir ao modelo?
Na ausência de uma definição mais específica sobre o que será exigido na nova prova e quais as instituições que vão adotá-la, o ideal é preparar-se tanto para o vestibular quanto para o atual Enem (cujos simulados podem ser encontrados no site do MEC). A velha versão do exame testa apenas habilidades mais gerais, como a capacidade de interpretar textos e de solucionar problemas da vida real, e muito pouco conteúdo específico. Do antigo Enem, a nova prova manterá a contextualização das questões – mas elas passarão a ser 100% calcadas nas disciplinas do ensino médio.
3. Os cursinhos vão preparar os alunos para o novo Enem ainda neste ano?
Sim. Quatro das maiores redes do país afirmaram a VEJA que vão fazer adaptações nas aulas e no material didático de modo a treinar os alunos para o novo exame.
4. O Enem passará a ser o único critério para a seleção nas universidades que o adotarem?
A decisão caberá a cada instituição. O MEC propõe dois modelos. No primeiro, as universidades podem usar o resultado da prova como preferirem, inclusive fazendo uma segunda fase própria. A outra opção é aderir ao Sistema de Seleção Unificado. Neste caso, é necessário que o Enem seja a única etapa do processo seletivo. As vagas ficam disponíveis em um sistema eletrônico de inscrição, válido para todo o país.
5. É possível usar o mesmo Enem para se candidatar a uma vaga em diferentes universidades?
Sim. Este é exatamente o propósito da prova nacional. No entanto, nos casos em que a universidade aderir ao Sistema Unificado haverá um limite de até cinco opções por candidato, que devem ser colocadas em ordem de preferência. As vagas de um curso serão oferecidas antes àqueles estudantes que o tiverem escolhido como primeira opção.
6. Como saber se a nota obtida no exame será suficiente para o ingresso num curso?
Esta é uma das principais mudanças do sistema proposto pelo MEC: o aluno receberá sua nota antes de se inscrever nos concursos das faculdades e poderá, ainda, consultar as médias dos demais candidatos à vaga que ele deseja. Isso será feito por meio do sistema on-line de inscrições, onde tais informações estarão abertas a consulta. Assim, o candidato passa a ter uma visão muito realista de suas chances no processo seletivo.
7. Pessoas que se formaram na escola há mais tempo podem fazer o novo Enem?
Sim. Qualquer pessoa com diploma de conclusão do ensino médio pode se inscrever – não importa a idade.
8. Quando será divulgada a lista das universidades federais que vão adotar o novo sistema em 2009?
O prazo-limite é até o fim de abril, uma vez que, caso optem pelo vestibular tradicional, as instituições precisam ter tempo hábil para formular as provas e organizar o concurso. VEJA ouviu 51 dos 55 reitores de universidades federais. Destes, 25 são favoráveis à mudança neste ano, mas falta submeter a questão aos respectivos conselhos.
9. Faculdades estaduais e particulares também podem aderir?
Sim. Na semana passada, o ministro Fernando Haddad se encontrou com dirigentes de instituições estaduais e particulares justamente para tentar atraí-las. Mais de 500 particulares já avisaram que vão aderir. A USP e a Unicamp, que têm os dois maiores vestibulares do país, vão ficar de fora, pelo menos em 2009.
10. Uma nota ruim no Enem pesará contra o estudante?
Não. É do aluno a decisão de apresentar o resultado às universidades – ou simplesmente ignorá-lo e fazer uma nova prova. Não há limite de vezes para tentar o Enem.
11. Qual será a periodicidade do Enem?
Neste ano, haverá só um, nos dias 3 e 4 de outubro. Em 2010, o MEC pretende aplicar pelo menos dois. A meta é chegar a sete por ano, como o SAT, modelo americano no qual se inspira o novo Enem.
12. Se o aluno quiser tentar a transferência de curso ou de faculdade terá de fazer o Enem?
Não necessariamente. Hoje, cada universidade tem um sistema próprio para selecionar os alunos que pedem transferência. Algumas avaliam o boletim da faculdade, outras aplicam um teste. Se quiserem, poderão também considerar a nota no novo Enem. Nesse caso, quem não tiver realizado o exame precisará fazê-lo.
13. Por quanto tempo a nota da prova será válida?
O MEC ainda não bateu o martelo, mas a tendência é que feche o prazo em três anos. Nesse período, o aluno pode apresentar a mesma nota às universidades. Como o Enem é um exame padronizado, ao contrário do vestibular, estatisticamente é possível, sim, comparar as médias de alunos que realizaram provas em anos diferentes.
14. Quem vai elaborar e corrigir as provas?
O Inep, órgão ligado ao MEC que já cuida de outras avaliações oficiais, como o próprio Enem. Uma comissão de especialistas ajudará a estabelecer o conteú-do do exame. Uma empresa especializada em aplicação de provas, que será definida por licitação, ficará encarregada da logística do concurso.
15. Se o candidato fizer o Enem durante o ensino médio, ele poderá guardar a nota para quando se formar?
Não. A nota só será válida para aqueles estudantes que já completaram o ensino médio.
16. Haverá alguma mudança nas universidades que já adotam cotas?
Não muda nada. Cotistas e não cotistas terão de fazer a mesma prova.

Fonte: Revista Veja

Santas subordinadas Adverbiais...

Benditas sejam as subordinadas adverbiais!
Elas que conseguem nos ferrar nas atividades e nos fazem deixar de ganhar nossos tão sonhados pontos extra.
Mais nada que muuuuuuuuuuuuita dedicação ao estudo não resolva esse pequeno problema.
Acredito que a prova mais temida seja a que faremos na próxima Quinta Feira, a de Gramática!
Estudem galera...
Estudem MESMO!

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Nos saímos melhores ! hehehe

É com muuuuuita satisfação que eu gostaria de parabenizar à todos os meus colegas de turma.
A princípio, pensávamos que nossas apresentações sobre José de Anchieta, São Lourenço, São Sebastião e A história do Anhangá tivesse sido um verdadeiro fiasco, felizmente nosso querido professor nos informou que nos saímos melhores do que nossos "adversários", os alunos do Segundo Ano "B".
Parabéns Galera! Graças a isso, conquistamos ponto extra em nossas notas!
Continuemos assim, não para nossa glória, mais para o prestígio de nossa escola e para aprimorarmos nosso conhecimento!

Até a próxima!

PROVAS !

A semana de provas está aí. Dos dias 27 a 30 de Abril, estaremos fazendo nossas avaliações escritas, as bombas irão estourar.

Boa sorte a todos, e eu vos digo: É BOM ESTUDAR!

Vale lembrar que o filme que assistiremos na biblioteca pública (O carteiro e o poeta) não será mais exibido dia 09/05, e sim dia 02/05, das 10:00 às 12:00. Não faltem!

Abraços !

sábado, 18 de abril de 2009

Ele nos faz pensar...



Aldo Nascimento. Eis ai um homem que veio pra "destruir" tudo. De todos os professores que já tive, esse é o único que exige tanto de seres tão sedentários, como os alunos de ensino médio da atualidade. Sedentários porque não fazem mais nada para mudar, a internet e a televisão tornaram-se o passatempo central. Não se vê mais alunos aplicados como antigamente, onde a rigidez nas escolas eram totalmente diferente da de hoje.

Percebo que em suas aulas, o professor Aldo tem o intuito de nos por para pensar, não nos trata como pessoas incapazes, apenas exige que aprendamos a todo e qualquer custo, pois nós somos o futuro desse país, e que futuro hein?!

Infelizmente, ainda há alunos que com toda essa cobrança ainda insistem em viver de maneira não muito eficiente, não querem nada com nada, são tipo de pessoas que parecem ir à escola apenas por obrigação, e não por vontade de aprender. Alunos assim, sempre existirão, mais aqueles que fazem valer o esfoço dos professores, receberam suas recompensas mais tarde, quando formados e bem empregados.

O que será que faremos...

Estava em minha casa, pensando no que farei de minha vida após o ensino médio. Acredito que não apenas eu como muitos dos meus colegas estejam preocupados com o que os aguarda futuramente. Ultimamente, até sonhos eu tenho tido, não muito agradáveis, e bem preocupantes.
Acredito que agora não seja o momento para preocupar-se tanto com isso, pois temos que nos impenhar nos estudos, o Enem é uma consequência disso tudo.
Agora com o novo Enem, muitas mudanças serão feitas, na internet há inúmeros sites que podem nos ajudar a compreender o funcionamento do novo exame.
Por enquanto, o que nos resta é estudar, estudar e estudar, porque nem mesmo Deus pode fazer isso por nós. Ele faz a parte dEle, e nós fazemos a nossa.

Abraços !

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Só sobreviverão os MELHORES!

Nosso "querido" professor, Aldo Nascimento, tem o estranho hábito de tentar nos impor medo devido à sua exigência quanto à leitura e os trabalhos.
Em dia de teste, ele chega em sala de aula perguntando-nos se estamos prontos para o "massacre", e que apenas os melhores sobreviverão.
Particularmente, creio que isso não seja motivo de medo, pois não é porque ele tem o poder de nos reprovar ou não que temos que teme-lo.
Apenas temos que cumprir com algo que não passa de nossa obrigação!
Todas as aulas, devemos nos impenhar,basta apenas escutar, ler, interpretar, anotar e BINGO! Ponto extra!
Finalizando, ao meu querido e amado professor, gostaria apenas de dizer que não tenho medo , tenho respeito e admiração, pois até hoje foi o único professor que encontrei que realmente se preocupa com seus alunos, ou pelo menos demonstra. Farei o possível para ser uma "sobrevivente" nesse barco que está prestes a naufragar, ou não.
Já aos meu queridos colegas, digo-vos apenas que, estudem, o novo Enem está ai, a nossa espera, e realmente, apenas os MELHORES sobreviverão! Os que não se sobressairem, a morte é certa! (rsrs)

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Será que a gente aguenta ?!

Ultimamente, os alunos encontram-se um "pouco" sobrecarregados com as atividades que os professores nos dão.

Não são muitas, porém são muito extensas.
Todos os dias temos que levar livros para escola, infelizmente eles não são nada leves, o que dificulta muito para alunos que moram longe da escola.

Tenho em consciência que tudo isso é para o nosso bem, e que mais tarde agradeceremos por isso, mais convenhamos, não dava pra ser mais fácil não?! rsrsrs

:)

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Hoje foi assim...

Tivemos aula de Literatura, começamos a trabalhar a dialética da colonização.
´
É um texto que exige bastante atenção do leitor, para que seja compreendido.

Ainda não sabemos totalmente do que se trata, pois foi apenas uma aula, mais nas próximas semanas, veremos no que vai dar...

Até Mais !